domingo, 13 de fevereiro de 2022

A conversão cristã e a visão das religiões

Geralmente o cristão que passa a viver em busca da prática do cristianismo puro, sem a mescla das tradições do Vaticano (posteriores aos preceitos ensinados por Jesus Cristo e pelos seus apóstolos) e dos preceitos de outra fé, é tido de forma negativa como fundamentalista. E o é, de certa forma,

mas por lealdade bíblica. Afinal ele quer viver dos fundamentos que originam a fé cristã, baseada em Cristo, e não baseada nos preceitos da igreja que Ele fundou para seguir os Seus preceitos. A igreja primitiva, do campo, singela e de Cristo, não essa que foi erigida em Roma, pagã e dos sacerdotes. Muito menos de preceitos de outras vertentes religiosas, incompatíveis.

A civilidade nos ensina a aceitar as pessoas diferentes de nós, a nossa própria humanidade nos ensina a respeitar as pessoas que pensam diferente de nós. Jesus Cristo foi além: ele diz para também amparar, assistir, cuidar, ensinar, ou seja, viver o amor oblativo, fraterno (ágape, philos num mundo em que se entroniza o eros e o amor a si mesmo) a todas as pessoas, especialmente às que são diferentes ou que pensam diferente de nós. Nos ensinamentos de Jesus, o Messias (Mashiach, משיח, enviado por Deus) isso é real e inegavelmente necessário. E não apenas cuidar dos parentes e amigos, como pensa a maioria dos cristãos. 

Todas as religiões devem ser respeitadas, no entanto, os preceitos cristãos não ensinam o fiel a interagir espiritualmente com os preceitos de outra fé, não permitem aceitá-los para si, nem mesmo circunstancialmente. Nisso se resume a questão do cristão  fundamentalista, ou seja, o cristão que não se afasta dos fundamentos da sua fé ser, às vezes, hostilizado até mesmo por cristãos mesclados ou ecumênicos. Em verdade o cristão de natureza primitiva não se sente fazendo parte de religião, mas um adorador do Criador, às vezes membro de uma comunidade, irmanados espiritualmente, que adora ao Pai.

Exemplos de preceitos de exclusividade se vê em: “Disse Jesus: eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao pai a não ser por mim.”, “Porque há um só Deus, e um só mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo, homem.” e: “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.”

Alberto Magalhães 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário